Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

10 dicas para aplicar a sustentabilidade empresarial ao seu negócio

Detronic | Postado em 25/10/2023 - Atualizado em 11/12/2023

10 dicas para aplicar a sustentabilidade empresarial ao seu negócio

Há quem ainda associe a sustentabilidade no mundo corporativo com a necessidade de sacrificar lucros ou colocar o sucesso em segundo plano. Mas a verdade é que as organizações que consideram a sustentabilidade empresarial nas suas decisões são aquelas que se mostram mais capazes de atrair investidores, fornecedores e clientes.

De acordo com pesquisas recentes¹, 87% das pessoas preferem comprar de negócios sustentáveis. 70% desse grupo não se importa em pagar a mais para isso se for necessário. É um cenário que reforça a importância das empresas apostarem em ações norteadas pelos princípios ESG: Governança, Meio ambiente e Impacto social.

Neste guia, separamos uma lista de 10 dicas para ter um negócio mais sustentável, mas, antes, vamos entender qual é o tripé da sustentabilidade empresarial que está por trás dessas ações. Confira e tire suas dúvidas!

Entenda os pilares da sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade é mais do que o cuidado com a natureza. Para as empresas, existem três pilares a serem considerados quando o assunto é apostar em ações sustentáveis: meio ambiente, sociedade e economia. 

Cada pilar oferece questões que orientam as organizações a formularem a sua estratégia de sustentabilidade, bem como as metas que pretendem alcançar. 

Continue para entender mais sobre esse tripé da sustentabilidade empresarial!

Econômico

Este pilar avalia a viabilidade financeira da empresa a longo prazo, ou seja, a sua busca por uma lucratividade sustentável, que considere não apenas resultados imediatos, mas também a criação de valor para acionistas e estabilidade no futuro.

Social

O pilar social avalia como a empresa interage com sua comunidade, funcionários e partes interessadas. Envolve aspectos como equidade, diversidade, segurança no local de trabalho e desenvolvimento das habilidades dos funcionários.

Ambiental

Este pilar mede o impacto das operações da empresa no meio ambiente. Aqui, o foco recai sobre a gestão responsável dos recursos naturais, a redução de resíduos e emissões, a conservação de energia e a minimização dos danos ao ecossistema.

Confira 10 dicas para aplicar a sustentabilidade empresarial

Para estar de acordo com o tripé da sustentabilidade empresarial, algumas práticas são recomendadas. A seguir, confira nossas 10 dicas para tornar seu negócio mais sustentável!

1. Mudar hábitos de gestão

A regra número um para a sustentabilidade empresarial é criar uma gestão cada vez mais colaborativa. Isso significa transformar como a empresa é liderada e criar uma cultura que valoriza não apenas o lucro, mas também o impacto ambiental e social. 

Aqui estão algumas dicas práticas para implementar essa mudança:

  • promova um ambiente no qual ideias inovadoras para práticas mais sustentáveis sejam valorizadas e recompensadas;
  • desenvolva políticas e diretrizes ambientais e sociais que guiarão a tomada de decisões e ações da empresa;
  • comunique de maneira transparente os esforços e as conquistas sustentáveis da empresa, criando um ambiente de prestação de contas.

A transformação começa de dentro para fora. Com essas e outras ações, a sua empresa está no caminho certo para construir um futuro mais responsável e próspero.

2. Trabalhar para neutralizar as emissões de GEE

O Brasil pode se tornar o primeiro país do mundo a zerar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)até 2040, de acordo com pesquisadores brasileiros na COP27, a Conferência do Clima das Nações Unidas.

Tanto países inteiros quanto as empresas estão abraçando esse compromisso, que envolve buscar o equilíbrio entre a quantidade de gases poluentes liberados na atmosfera e as ações que removem ou compensem essas emissões.

Para se comprometer com esse objetivo sustentável a longo prazo, as empresas podem aplicar várias medidas práticas, como apoiar projetos de reflorestamento, comunicar publicamente as suas metas de neutralização e adotar a energia solar.

3. Promover políticas sociais

A empresa pode adotar a sustentabilidade social ao criar programas de inclusão, contemplando tanto o processo de contratação quanto o dia a dia do negócio. O ideal é incentivar um ambiente diverso, oferecendo mais oportunidade para negros, mulheres e pessoas com deficiência, por exemplo.

Políticas contra trabalho escravo ou infantil também são primordiais. Aliado a tudo isso, vale estruturar um conselho que atue com transparência.

4. Conquistar certificações

Uma certificação importante é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Criada pela Bolsa de Valores brasileira (B3), a proposta dessa certificação é mensurar como as empresas com ações no Ibovespa adotam a sustentabilidade empresarial. Também há a auditoria de ESG e o ISO 50001, relacionado à gestão do uso de energia.

5. Realizar uma auditoria ambiental

A auditoria ambiental é um processo de avaliação do cumprimento das leis e dos regulamentos ambientais por uma organização, conforme estabelecido na norma NBR ISO 14010. Essa avaliação pode ser realizada tanto internamente, por equipes da própria empresa, quanto externamente, por empresas especializadas em auditorias ambientais.

O objetivo primordial da auditoria ambiental é identificar e compreender os impactos ambientais negativos que podem resultar das atividades da organização.

6. Investir na capacitação e conscientização da equipe

Os colaboradores devem entender a importância da sustentabilidade e como suas ações diárias podem contribuir para um impacto mais positivo. Treinamentos e orientações sobre práticas sustentáveis no local de trabalho podem ser úteis.

Uma equipe consciente contribui diretamente para a implementação eficaz das estratégias de sustentabilidade da empresa.

Time discutindo opções de sustentabilidade empresarial

7. Estabelecer parcerias sustentáveis

Ao selecionar fornecedores que adotam práticas ecológicas e éticas, a empresa pode garantir que os seus produtos ou serviços também estejam alinhados com esses valores, criando uma cadeia de suprimentos sustentável desde a origem.

Por exemplo, uma empresa de alimentos que escolhe comprar ingredientes orgânicos e de agricultura local está promovendo a sustentabilidade na sua cadeia de suprimentos, além de apoiar a comunidade local e reduzir a pegada de carbono de sua produção.

Outras parcerias sustentáveis são: participação em iniciativas setoriais de sustentabilidade e alianças com ONGs, governos locais e instituições acadêmicas especializadas.

8. Comunicar as ações e conquistas

As alterações climáticas e a sustentabilidade podem não ser conceitos novos, mas nunca foram tão proeminentes aos olhos do público como agora.

Esse é o momento de investir em marketing verde para relatar o que sua empresa está fazendo em termos de responsabilidade social e ambiental, além de construir relacionamentos e conquistar a confiança dos stakeholders. Veja algumas dicas:

  • apresente resultados em números das ações de sustentabilidade, como a redução de emissões de carbono ou a economia de recursos, para demonstrar o impacto tangível;
  • elabore um relatório anual de sustentabilidade que detalhe suas metas, conquistas e impacto ambiental e social;
  • use narrativas para contar como suas ações de sustentabilidade estão fazendo a diferença, com exemplos concretos e cases de sucesso.

A comunicação transparente e autêntica com o público é parte de uma estratégia de sustentabilidade empresarial bem-sucedida.

9. Medir a pegada de carbono

A pegada de carbono avalia a quantidade de emissões de gases de efeito estufa associadas às operações de uma organização. Nessa medida, são consideradas emissões diretas, como aquelas provenientes de veículos da empresa, bem como emissões indiretas, associadas à eletricidade, transporte de fornecedores e outros fatores.

Esse pode ser um diferencial competitivo, pois demonstra responsabilidade corporativa para clientes e parceiros comerciais, além de ser o primeiro passo para reduzir o impacto da empresa no meio ambiente.

10. Utilizar energia solar

Se um dos objetivos da sua organização é manter o consumo energético de uma fonte alternativa e renovável, uma ótima iniciativa é utilizar a energia solar. Afinal, essa já se tornou a segunda fonte de energia mais usada no Brasil, e existem formas vantajosas de usá-la nas organizações.

Com a assinatura de energia solar da Detronic Energia, não é preciso instalar placas solares nem gastar com reformas para instalações. A energia é produzida em nossas fazendas solares e injetada na sua rede elétrica local em Minas Gerais.

O plano de assinatura da Detronic também é uma maneira inteligente de economizar com a energia: a redução de custos chega até 15% na sua conta de luz. Com os preços da eletricidade sujeitos a flutuações, nossa energia solar oferece uma estabilidade a longo prazo para essa despesa fixa

A sustentabilidade empresarial está indo além de ser um diferencial competitivo entre as organizações. Quem deixa de lado as ações que englobam os pilares social, econômico e ambiental corre sérios riscos de comprometer a sobrevivência do negócio. 

Quer transformar sua empresa em um modelo de sustentabilidade? Clique aqui e descubra como iniciar essa jornada!

1 https://agenciafiep.com.br/2019/02/28/consumidores-preferem-empresas-sustentaveis/