Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Quais são as fontes alternativas de energia?

Detronic | Postado em 28/04/2023 - Atualizado em 25/10/2023

Quais são as fontes alternativas de energia?

A energia solar, eólica e de biomassa são apenas algumas das fontes alternativas de energia que ganham espaço no país. Saiba mais!

No Brasil, os combustíveis fósseis ainda produzem a maior parte de toda a energia consumida. Nosso nível atual de dependência energética nos coloca no caminho para um rápido esgotamento desses recursos finitos. Mas a boa notícia é que já podemos reduzir a dependência de combustíveis fósseis graças às fontes alternativas de energia.

Este artigo demonstrará como funcionam essas formas de geração energética e por que é tão importante que façamos a transição de nossa dependência de combustíveis fósseis para as fontes alternativas.

Ao final, explicaremos porque a energia solar se tornou uma das maiores fontes alternativas de energia no Brasil e suas principais vantagens — tanto para empresas quanto para residências comuns. Confira e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é uma fonte alternativa de energia?

Os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) são nossa fonte mais tradicional de geração de energia. Portanto, a energia produzida a partir de qualquer fonte que não sejam os combustíveis fósseis é considerada uma fonte alternativa. De modo geral, o uso dessas fontes tem um baixo impacto ambiental.

Quais são as principais fontes alternativas de energia?

Existe um número surpreendente de fontes alternativas de energia, algumas bem conhecidas, enquanto outras relativamente desconhecidas pela maioria das pessoas. Na lista abaixo, conheça um pouco sobre as fontes mais populares.

Energia solar

Esta é a fonte de energia alternativa mais conhecida no Brasil e no mundo, por boas razões. A energia solar é totalmente renovável, pois utiliza a luz do sol, e o seu custo inicial de instalação pode ser recuperado com a economia na conta de energia.

Na geração de energia solar em pequena escala, você pode ver algumas placas fotovoltaicas no telhado de uma casa. Elas geram a quantidade de energia suficiente para aquela residência. Já no caso de uma escala maior, as empresas usam grandes fazendas solares como usinas de energia a fim de produzir eletricidade para seus consumidores.

Energia eólica

Esta é uma das fontes alternativas de energia mais limpas e acessíveis que existem. A energia eólica aproveita a energia cinética do ar em movimento a partir de grandes turbinas eólicas. Trata-se, portanto, de uma fonte sustentável que não libera emissões de carbono como subproduto. Também é totalmente renovável, pois sempre haverá vento.

Biomassa

É a energia que vem da queima direta de alguma matéria orgânica ou por meio dos gases capturados em sua decomposição. Este tipo de energia pode vir em várias formas, desde a queima de madeira até a queima de resíduos.

Na forma de queima de madeira, por exemplo, o calor gerado é muitas vezes equivalente ao de um sistema de aquecimento central, e os custos envolvidos tendem a ser menores do que em uma casa ou edifício que usa combustíveis fósseis.

Biocombustíveis

Os biocombustíveis são semelhantes à geração de energia por biomassa. A grande diferença é que os biocombustíveis usam especificamente a matéria biológica para gerar energia. Os biocombustíveis se originam a partir de vegetais, como plantas, frutos e sementes, por isso também são conhecidos como agrocombustíveis.

Energia dos oceanos

A energia dos oceanos deriva de tecnologias que utilizam a energia cinética e térmica da água do mar (ondas ou correntes, por exemplo) para produzir eletricidade. Os sistemas de energia oceânica ainda estão em estágio de desenvolvimento, mas o potencial da energia oceânica excede as atuais necessidades de energia para consumo humano.

Energia hidráulica

Gerada a partir da energia da água em movimento, a hidroeletricidade (também conhecida como energia hidráulica) é produzida no interior de usinas hidrelétricas. É nela que acontece a conversão da energia potencial da água, normalmente armazenada nos reservatórios, em energia cinética e, em seguida, em energia elétrica.

Hidrogênio verde

Hidrogênio verde é o hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, em um processo que não provoca a emissão de carbono. O aproveitamento energético do hidrogênio, diferentemente do que acontece com os combustíveis fósseis, raramente se dá por meio da sua combustão, mas sim a partir de uma transformação eletroquímica.

Por que a energia solar está se popularizando no Brasil?

Entre todas as fontes alternativas de energia, a energia solar está entre as mais limpas e mais acessíveis no Brasil. Segundo dados oficiais do Governo Federal, as placas fotovoltaicas são responsáveis por 7,7% de toda a energia elétrica gerada no país. Estima-se que esse número cresça para 17% até 2031.

Apesar dos números favoráveis, ainda existe um potencial imenso para a energia solar no país, principalmente, considerando a atual falta de incentivos governamentais para a instalação de placas fotovoltaicas e a falta de investimento nessa forma de geração de energia por parte das distribuidoras elétricas.

À medida que outros países passam por transições energéticas cada vez mais estruturantes, substituindo os combustíveis fósseis por fontes mais limpas, espera-se que a energia solar ganhe ainda mais adeptos no Brasil.

Quais os benefícios da energia solar?

Uma das maiores vantagens da energia solar é o fato de ela depender de uma fonte infinita: a luz do sol. Com a infraestrutura certa, essa fonte alternativa tem o potencial de um dia tornar os combustíveis fósseis obsoletos.

A curto prazo, a energia solar pode gerar uma economia nas despesas. Embora a maneira tradicional de usar a energia solar exija um custo inicial com infraestrutura e instalação de placas fotovoltaicas, hoje já existem formas mais baratas de se beneficiar dessa geração energética. Um bom exemplo é a energia solar por assinatura.

Na geração compartilhada, como também é chamada a energia solar por assinatura, o cliente não precisa gastar com a instalação de placas fotovoltaicas.

O cliente só precisa contratar uma empresa que gera a energia em fazendas solares, esse modelo de assinatura pode reduzir em até 15% o valor da conta de luz.

Agora que você conhece as maiores fontes alternativas de energia solar, será mais fácil entender como fazer sua parte, consumindo uma energia limpa, seja para sua empresa, seja para sua residência.

Então, que tal começar a utilizar a principal fonte alternativa de energia? Acesse o site da Detronic e conheça nossos planos de assinatura para energia solar.