Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Assinatura de energia solar: o que é e por que está em crescimento?

Detronic | Postado em 26/12/2023 - Atualizado em 12/12/2023

Assinatura de energia solar: o que é e por que está em crescimento?

O gasto inicial para a instalação de placas fotovoltaicas sempre foi um obstáculo para muitas pessoas que pensam em aderir à energia solar. Mas, nos últimos anos, os brasileiros estão descobrindo que os planos de assinatura de energia solar são uma forma de baratear a adesão a essa fonte limpa de energia.

O modelo de assinatura vem se destacando no país por oferecer uma alternativa acessível para quem busca os benefícios da energia solar, mas sem os custos iniciais e toda a burocracia associada à instalação dos painéis.

Se você ainda não está por dentro dessa tendência, fique conosco. Você vai entender como esse sistema opera e vamos explicar o papel que a assinatura de energia solar tem no crescimento das fontes limpas e renováveis de energia no Brasil. Continue e conheça os benefícios do modelo!

O que é assinatura de energia solar?

No geral, a assinatura de energia solar é um modelo que permite que indivíduos e empresas tenham acesso aos benefícios da energia solar fotovoltaica sem a necessidade de instalar equipamentos em suas propriedades.

Os clientes que optam por essa modalidade não precisam arcar com os altos custos iniciais de compra, instalação e manutenção dos equipamentos solares. Em vez disso, fazem a adesão a um plano oferecido por uma empresa provedora do serviço.

A energia elétrica gerada pelas usinas solares das empresas contratadas não é direcionada exclusivamente para o local do assinante. Em vez disso, é injetada na rede elétrica geral da concessionária. No caso da Detronic Energia, seria a CEMIG. Os assinantes recebem créditos ou descontos proporcionais à energia gerada pelos painéis.

É importante ressaltar que, mesmo com a assinatura de energia solar, a conta de luz não é zerada. Isso acontece porque a fatura de energia elétrica é composta por uma série de tarifas e taxas fixas, como a taxa de iluminação pública, que não estão diretamente relacionadas ao consumo de energia em si.

Por que o modelo está em crescimento no Brasil?

O interesse pela energia solar é maior do que nunca. O Brasil já ultrapassou a marca de 35 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar, conforme levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Mas um modelo em particular se destaca por democratizar o acesso a essa fonte alternativa: a assinatura de energia solar.

O número de usinas que operam nesse formato cresceu em 250% nos últimos dois anos, de acordo com outros dados da Absolar. Em 2021, eram 1.900, enquanto hoje já somam 6.652 unidades. Esses sistemas de energia solar fotovoltaica estão distribuídos em 1.187 municípios brasileiros, totalizando uma capacidade instalada de mais de 625 megawatts.

Em diversos estados, o modelo de assinatura já se consolidou como uma opção viável. No cenário da energia solar por assinatura em Minas Gerais (MG), por exemplo, a Detronic Energia tem se destacado ao produzir energia solar em suas usinas e injetar essa produção na rede de distribuição da CEMIG para os seus clientes. 

No entanto, em outros estados do país, como São Paulo, essa modalidade de assinatura só chegou em agosto de 2023. No Nordeste, o modelo de assinatura estreou nos últimos meses de 2023 no estado de Pernambuco.

Os principais motivos do crescimento da assinatura de energia solar

Diversos fatores impulsionam a popularização da assinatura de energia solar no Brasil. O encarecimento dos custos da energia nas redes locais, por exemplo, tem sido um fator determinante para a busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis.

Nos últimos tempos, os consumidores têm enfrentado sucessivos reajustes nas tarifas de eletricidade pela ANEEL, que têm impactado os custos mensais. Essas elevações afetam o orçamento das famílias e o custo operacional das empresas, estimulando uma busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis, como a assinatura de energia solar.

A facilidade oferecida pelo modelo é outro motivo que está por trás do crescimento da assinatura de energia solar no país, já que ele dispensa a instalação e a manutenção direta de painéis solares nas propriedades dos clientes. Com a assinatura, mais pessoas têm a oportunidade de fazer uma escolha mais econômica e sustentável para o seu dia a dia.

Outro motivo que impulsionou o crescimento da energia solar foi a busca por uma energia mais limpa, que impactasse menos o meio ambiente.

Tanto as pessoas físicas quanto as empresas têm a chance de desfrutar dos benefícios da energia solar sem os desafios logísticos e financeiros tradicionais associados à implementação desse sistema.

Quais são as vantagens da assinatura de energia solar?

Afinal, a energia solar por assinatura vale a pena? A resposta é sim! Confira algumas das vantagens que estão sendo aproveitadas por pessoas e empresas que escolheram esse jeito simples de usar energia sustentável.

Redução de custos

Além de não precisar gastar com instalação e manutenção de placas fotovoltaicas, o modelo de assinatura oferece para você um grande desconto na conta de luz a longo prazo. Se você quer ver como isso funciona na prática, basta conferir o plano de assinatura de energia da Detronic, que pode economizar até 15% na sua conta de luz. Na página do nosso simulador, você consegue uma prévia de quanto pode economizar com sua fatura.

Isso demonstra que assinar um plano de energia solar é uma forma de fazer o bem para o planeta e economizar dinheiro ao mesmo tempo.

Praticidade para assinar

Assinando o plano de assinatura de energia solar, você tem uma forma mais prática de consumir energia limpa pensando na sustentabilidade. A praticidade do modelo ajuda muitas pessoas e empresas a adotarem essa fonte de energia sem precisar enfrentar complicações.

Se por algum motivo desejar cancelar o plano de assinatura, pode fazer isso sem complicações ou custos adicionais. Basta avisar com 90 dias de antecedência para podermos comunicar à CEMIG e fazer o encerramento. Essa liberdade de aderir e cancelar quando quiser oferece uma comodidade excepcional aos clientes.

Quais são as perspectivas para a assinatura de energia solar?

Olhando para o futuro, podemos antever uma escalada ainda maior da assinatura de energia solar. Se considerarmos que o modelo teve um aumento de 250% nos últimos anos, a tendência é que ele se torne ainda mais popular daqui para frente.

Com a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e a busca por fontes de energia mais limpas, a adesão à assinatura de energia solar pode se tornar uma escolha viável para um número crescente de pessoas e empresas no Brasil.

Empresas como a Detronic têm desempenhado um papel importante por oferecer planos acessíveis e flexíveis de assinatura de energia solar, com a possibilidade de aderir e cancelar o plano conforme a necessidade dos clientes.

Ficou com curiosidade? Para saber quanto você pode economizar com o plano da Detronic, use agora mesmo nossa calculadora e faça uma simulação gratuita!