Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Como reduzir a conta de luz: 10 dicas para usar em casa!

Detronic | Postado em 03/02/2023 - Atualizado em 25/10/2023

<strong>Como reduzir a conta de luz: 10 dicas para usar em casa!</strong>

O consumo de eletricidade é essencial para uma vida confortável, mas existem maneiras simples de reduzir a conta de luz que podem melhorar a sustentabilidade da sua casa, e o melhor: sem atrapalhar sua vida diária.

Alguns costumes, que talvez você nem perceba, deixam sua conta de luz mais cara do que o necessário. Mas, não precisa se preocupar, porque bastam algumas medidas para resolver esse problema e não se desesperar sempre que chegar a fatura de energia.

Neste guia, separamos 10 dicas sobre como reduzir a conta de luz. Confira e veja como experimentar as nossas dicas!

10. Substituir lâmpadas convencionais por LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes em termos energéticos e têm longa duração. Elas duram cerca de 2,5 vezes mais do que as lâmpadas convencionais fluorescentes e usam significativamente menos energia.

No momento da aquisição, as lâmpadas LED podem até ser um pouco mais caras que as demais. Por outro lado, lembre-se que elas têm uma vida útil muito mais prolongadas, diminuindo a chance de você precisar trocá-las com frequência.

9. Retirar os aparelhos da tomada quando ninguém estiver usando

Eletrodomésticos e eletrônicos consomem energia mesmo quando estão desligados. Se ainda estiverem ligados na tomada, estão no modo de espera chamado de stand by.

Uma dica para ajudar a economizar na conta de luz é desconectar todos os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso. Embora a eletricidade que eles consomem possa parecer pequena, todo desperdício acumulado gera um impacto significativo no dinheiro que você gasta com energia elétrica.

8. Evitar o consumo em horário de pico

O horário de pico é o período do dia em que as concessionárias de energia registram o maior consumo pela população. Normalmente, ocorre entre 18h e 21h.

É nesse momento do dia que a maioria das pessoas está em casa, acendendo as luzes, tomando banho e ligando os eletrodomésticos. Por ser o período mais crítico no fornecimento de energia elétrica, é quando a tarifa energética fica mais cara.

Não à toa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) incentiva a conscientização da população sobre a importância de reduzir o consumo de energia no horário de pico.

7. Não desperdiçar horas no banho com chuveiro elétrico

Um dos maiores responsáveis pelo aumento da conta de luz das residências brasileiras é o chuveiro elétrico. Ele consome uma grande quantidade de energia em pouco tempo de uso. Por isso, a consequência de banhos prolongados pode ser significativa para o bolso.

Dependendo do modelo e do tempo médio de uso, o chuveiro elétrico pode até ultrapassar o consumo de um ar-condicionado. Para evitar desperdícios com esse equipamento, vale a pena reduzir o tempo do banho e desligar o chuveiro quando estiver se ensaboando.

6. Apague as luzes

Nossa lista de como reduzir a conta de luz não poderia terminar sem recomendar um hábito básico: desligar as luzes sempre que sair de um cômodo. Você pode economizar uma boa parte de seus custos mensais com a conta de luz fazendo algo tão simples regularmente.

5. Evite usar a máquina de lavar para lavar poucas roupas

Apesar de facilitar muito a nossa vida diária, a máquina de lavar consome energia e, por isso, deve ser utilizada de forma inteligente caso seu objetivo seja evitar o desperdício.

Uma excelente dica é evitar ligar a máquina de lavar quando você tem apenas uma pequena quantidade de roupas sujas. Dê preferência para usá-la somente quando houver uma quantidade significativa de roupas.

Quando você diminuir a frequência de uso da máquina de lavar, estará economizando água e energia elétrica simultaneamente.

4 Livre-se do hábito de dormir com a TV ligada

Muita gente ainda não se livrou desse hábito, mas dormir com TV ligada pode custar caro na conta de luz. A quantidade de energia consumida pode variar dependendo do modelo da TV, mas, em todos os casos, passar horas e horas com a TV ligada enquanto dorme é a receita para encarecer os custos com energia.

Além disso, especialistas já descobriram que o excesso de luz e sons no momento de dormir pode atrapalhar a qualidade do sono. Em alguns casos, a quantidade de luz azul-violeta emitida pelas telas inibe a produção de melatonina (hormônio que induz ao cansaço) e provoca insônia. Então, já sabe: na hora de dormir, desligue a TV.

3. Não abra a porta da geladeira com frequência

Ficar com a porta da geladeira aberta por muito tempo, bem como abri-la muitas vezes em um período curto pode encarecer sua conta de luz.

Por quê? O motivo é simples: cada vez que você abre a porta da geladeira, acontece uma troca entre a baixa temperatura do eletrodoméstico com o calor do ambiente externo. Isso exige que a geladeira gaste mais energia para resfriar o seu interior novamente.

Portanto, o truque para economizar é evitar que esse gasto de energia para o resfriamento da geladeira aconteça muitas vezes ao dia. Ou seja, é preciso evitar que se abra a porta da geladeira com uma frequência muito alta.

2. Aproveitar a iluminação natural

Se você precisa de uma boa iluminação para realizar alguma atividade no interior da sua casa, tente primeiro abrir as janelas e deixar a luz do sol entrar antes de ligar a lâmpada. Pode até parecer uma dica óbvia, mas muita gente ainda esquece desse detalhe e acaba ligando a luz durante o dia sem pensar muito, deixando de aproveitar a claridade natural.

1. Utilize a energia solar por assinatura

A maneira mais eficaz de reduzir a conta de luz é utilizar formas sustentáveis e baratas de gerar energia elétrica. Hoje, a energia solar por assinatura é uma das alternativas sustentáveis mais acessíveis para a maioria das residências brasileiras.

A energia solar pode poupar até 15% da sua conta de luz, e você não precisa gastar com a infraestrutura ou instalação de placas fotovoltaicas assinando um plano de assinatura.

A empresa contratada tem seu espaço para a instalação das placas que transformam a energia captada da luz solar em energia elétrica. Você só precisa pagar uma mensalidade para ter o percentual de energia solar produzida pela empresa abatida na fatura normal.

Além de economizar muito dinheiro na sua conta, você ainda estará apoiando uma forma sustentável de gerar energia.

Com as nossas dicas de como reduzir a conta de luz, você não apenas economizará dinheiro com o consumo de energia, mas também poderá fazer sua parte pelo meio ambiente, principalmente se optar por utilizar a energia solar por assinatura.

Quer continuar aprendendo a economizar de um jeito fácil? Confira aqui nossas dicas para reduzir a despesa fixa de energia!