Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Vantagens da energia solar: saiba mais sobre essa alternativa sustentável

Detronic | Postado em 30/08/2022 - Atualizado em 25/10/2023

Vantagens da energia solar: saiba mais sobre essa alternativa sustentável

Lidar com a conta de luz cara tem sido um dos desafios do planejamento financeiro familiar. Afinal, essa fatura costuma consumir uma boa parte da renda das pessoas, ainda mais em épocas de aumento nas bandeiras tarifárias. É diante desse cenário que muita gente passa a considerar as vantagens da energia solar.

A energia solar é uma fonte alternativa à elétrica. Ela é caracterizada por ser renovável e bem mais sustentável, podendo ser utilizada em residências, comércios, indústrias e muito mais.

Neste conteúdo, falaremos sobre as vantagens da energia solar e outros destaques sobre o tema. Acompanhe!

Conheça os diferentes tipos de energia solar

Antes de entender melhor os benefícios da energia solar, é importante conhecer os diferentes tipos de energia, associados a tecnologias que usam essa fonte alternativa. Entenda melhor a seguir!

Energia solar fotovoltaica

A energia fotovoltaica é aquela que transforma os raios solares em eletricidade, geralmente, por meio de painéis solares. Essas placas, de cor preta ou azulada, compõem os sistemas fotovoltaicos. Elas absorvem os fótons, que são partículas luminosas, e liberam elétrons. Assim, formam uma corrente elétrica.

Além dos painéis fotovoltaicos, os sistemas incluem inversores para gerar uma corrente alternada e os transformadores para alterar a tensão dessa corrente. Existem tanto os painéis instalados em telhados de casas ou comércios quanto as grandes usinas de solo.

Energia solar térmica

Esse recurso utiliza o calor do sol para aquecer a água da casa, como alternativa a sistemas de aquecimento a gás, por exemplo. Ele funciona por meio de placas ou tubos a vácuo com o objetivo de transferir o calor para o boiler (reservatório).

Hoje, muitos imóveis, sobretudo os recém-construídos, contam com o sistema de energia solar térmica. O principal motivo é a redução no consumo de energia elétrica. Porém, nos dias nublados e de chuva, a água não terá calor suficiente para esquentar. É por isso que quem tem esse tipo de sistema precisa de um chuveiro elétrico como garantia.

Energia solar heliotérmica

Também conhecido como energia termossolar, esse sistema armazena o calor do sol para transformar em energia solar mecânica e, então, adaptar para eletricidade.

Basicamente, o calor acumulado fica responsável por aquecer o fluido e movimentar as turbinas que impulsionam o gerador. Então, tem-se a energia. A produção das usinas heliotérmicas utiliza diferentes mecanismos, como calha parabólica, fresnel, disco parabólico ou torre solar.

André Barreto, CEO da Detronic Energia, apresenta vantagens da energia solar

Entenda quais são as vantagens da energia solar

Agora que você já conhece os tipos, chegou o momento de entender, de fato, por que ter energia solar no seu imóvel. Confira as principais vantagens!

Energia limpa e renovável

A energia solar não gera impactos negativos ao meio ambiente, como ocorre com a elétrica. É uma fonte integralmente limpa e renovável. Desde 2012, o Brasil deixou de emitir 25,5 milhões de toneladas de CO2 com a matriz solar. 

Bastante coisa, não é? Isso sem falar que o potencial para essa fonte alternativa é imenso em nosso país. Comparado com a Alemanha, os locais brasileiros com menos incidência de sol por si só já tem maior potencial que as regiões alemãs mais ensolaradas — um dos maiores exemplos de uso da energia fotovoltaica no mundo.

Mais economia

Seja qual for o tipo de energia solar, ela trará uma boa redução na sua conta de luz. Só para se ter uma ideia, 100 horas mensais de banho em um chuveiro elétrico de 3.600 watts de potência consomem 360 kWh. Uma família de 4 pessoas tem grandes chances de atingir essa quantia em um mês.

Convertidos para reais, o valor não sai barato na fatura — ainda mais nos períodos de crise hídrica, em que se aciona a bandeira amarela ou até a vermelha. 

Valorização do imóvel

Hoje em dia, quem procura um imóvel busca algumas praticidades. Se encontrar uma casa ou apartamento com energia solar, pode ter certeza de que será uma das opções prioritárias a se considerar.

Geralmente, imóveis que aderem ao sistema de energia solar são mais valorizados. A tecnologia empregada, seja ela qual for, consiste em um grande diferencial. Então, pense que esse investimento não é só para quem está morando no local no momento — também vale para os próximos anos.

Saiba como aproveitar os benefícios da energia solar sem precisar de altos investimentos

O primeiro ponto a ser considerado é que a energia solar fotovoltaica é a mais completa entre as opções disponíveis — e também possui o melhor custo-benefício.

Muitas pessoas acreditam que, para implementar esse modelo, é preciso instalar um sistema próprio e arcar com os custos dos equipamentos de energia solar, bem como com as despesas atreladas à contratação de profissionais para realização de uma grande obra na propriedade. 

Contudo, existe um processo de adesão mais acessível, que não demanda nenhum trabalho e nem mesmo gastos extras. Estamos falando dos planos de assinatura de energia solar!

Com essa solução, você usufrui diretamente da energia gerada nas usinas solares de empresas especializadas. A energia chegará ao seu imóvel pela rede de distribuição da cidade, da mesma forma que sempre chegou. A diferença é que, a partir da contratação, você passa a pagar dois boletos em vez de um, mas com descontos de até 15% — o que representa uma significativa redução nas despesas fixas.

As vantagens da energia solar são indiscutíveis. Se antes você achava que essa solução era inacessível, agora já sabe que a adesão é simples e não demanda investimentos — graças aos planos de assinatura. 

Ficou interessado em assinar um plano que cabe no seu bolso para levar energia limpa e sustentável à sua residência ou comércio? Então conte com o auxílio de quem é referência no mercado. Conheça as soluções da Detronic Energia, uma empresa de energia solar fotovoltaica de tradição e confiança!