Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Saiba como fazer o controle financeiro empresarial

Detronic | Postado em 20/01/2023 - Atualizado em 25/05/2023

Saiba como fazer o controle financeiro empresarial

Muitas empresas têm uma perspectiva positiva de crescimento a longo prazo, mas os problemas como dívidas, barreiras orçamentárias e crise econômica atrapalham o longo caminho para a prosperidade. Por isso, é necessário que busquem as melhores maneiras de fazer o controle financeiro e aproveitar ao máximo o que têm.

As finanças mal administradas e os problemas de fluxo de caixa são os maiores desafios que levam ao fechamento das empresas. Enquanto muitas falham em manter os pagamentos, outras gastam demais. De qualquer maneira, ambas estão falhando pela falta de um controle empresarial sólido.

Neste artigo, você entenderá o que significa exatamente o controle financeiro empresarial, sua importância e como colocá-lo em prática no seu negócio. Confira!

O que é controle financeiro empresarial?

O controle financeiro empresarial trata do gerenciamento do fluxo de caixa e de todos os recursos financeiros que uma empresa utiliza para se manter funcionando. É um processo que envolve gerir despesas, cortar gastos, realizar investimentos, manter reservas emergenciais e outras medidas para manter a saúde dos negócios.

Quando o controle financeiro é eficiente, uma empresa encontra um equilíbrio entre as saídas e entradas do caixa, conseguindo manter todos os pagamentos em dia, evitar o endividamento e aumentar a lucratividade.

Entre os processos envolvidos no controle financeiro empresarial, estão:

  • avaliação de obrigações e riscos financeiros;
  • controle de entradas e saídas do caixa;
  • geração de relatórios financeiros sobre as contas da empresa;
  • checagem dos dados patrimoniais da empresa;
  • monitoramento de saldos bancários e reservas financeiras.

Todos os processos envolvidos no controle financeiro esclarecem a situação financeira da empresa e fornecem uma visão ampla sobre seu fluxo de caixa.

Qual a importância do controle financeiro?

Com um controle financeiro empresarial eficaz, sua equipe consegue articular os diversos processos que impactam o orçamento da empresa e, de quebra, ainda aproveita um tempo para lidar com tarefas mais estratégicas.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja as razões pelas quais sua empresa precisa de um controle financeiro.

Planejamento financeiro

Com uma avaliação da situação financeira da empresa, é possível se basear em dados concretos para entender qual é o capital de giro e criar estratégias de curto ou longo prazo. É esse tipo de transparência com as finanças que sua equipe ganha um controle financeiro sólido.

Caixa para enfrentar períodos de crise

Mesmo que, em alguns momentos, o faturamento de uma empresa tenha um longo histórico de ascensão, ocasionalmente ele também experimenta declínios acentuados. A gestão financeira é extremamente importante nesse período.

As empresas devem planejar ter liquidez suficiente para enfrentar períodos de baixa nas vendas durante o ano. Caso contrário, pode faltar dinheiro para pagar funcionários e fornecedores ou, ainda pior, precisar fechar suas portas por falta de controle financeiro.

Cumprimento de obrigações fiscais e tributárias

A atividade de uma empresa gera a cobrança de uma série de impostos que precisam ser pagos de forma periódica. Por isso, faz parte do controle financeiro manter uma reserva para planejar o pagamento de impostos em tempo hábil.

Como fazer o controle financeiro da empresa?

Antes de aplicar qualquer ação, é importante entender que o controle financeiro empresarial depende da capacidade analítica da sua empresa. É um processo que apenas funcionará se você nutrir uma cultura corporativa enraizada na organização e no planejamento. A partir disso, será possível executar e manter medidas de controle e análise das finanças.

Agora, descubra na prática as principais medidas que fazem parte de um bom controle financeiro empresarial.

Monitore seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa da empresa representa o registro de entradas e saídas de dinheiro em determinado período. Muitas empresas falham nas suas finanças porque não monitoram o fluxo de caixa e, por consequência, não entendem claramente para onde vai seu dinheiro.

Isso as torna mais propensas a gastos excessivos, saques desnecessários ou perda de ativos líquidos. Por essa razão, monitorar o fluxo de caixa é a chave para mitigar problemas financeiros que se repetem na empresa. Você pode contar com um contador para ajudar a entender melhor o fluxo de caixa do seu negócio.

Obtenha relatórios sobre dados financeiros

Um dos grandes desafios do controle financeiro empresarial está na emissão de relatórios. Para isso, os softwares de ERP fornecem diversos tipos de relatórios que podem embasar a tomada de decisão da empresa. ERP é uma solução completa que integra as diferentes atividades da empresa em um só lugar.

Em programas mais simples, como o Excel, é até possível montar relatórios financeiros, mas eles não são produzidos com tanta facilidade quanto em programas mais robustos como o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning). Por isso, o trabalho com ferramentas simples pode ser mais longo.

Tenha o suporte da tecnologia

Utilizar planilhas digitais para realizar o controle financeiro empresarial pode fazer com que sua equipe corra riscos desnecessários. Por mais que você tenha servidores com funções de back-ups, sempre haverá o risco de utilizar informações desatualizadas sobre as finanças ou até mesmo perder dados importantes.

Para evitar esses e outros problemas, é recomendável adotar um sistema de controle financeiro. Um sistema como esse garante o acesso às informações de qualquer lugar com acesso à internet. Sua equipe pode acessar os dados e acompanhar indicadores por meio de computadores, tablets ou smartphones.

Economize nas despesas

Uma das prioridades de qualquer controle financeiro empresarial é economizar nas despesas fixas. Busque identificar quais são os gastos desnecessários de acordo com suas prioridades e a real necessidade da empresa.

Um bom exemplo é a despesa que toda empresa tem com a conta de energia. O consumo energético é relativamente alto em muitas empresas, e isso pode resultar em contas de energia caras. Felizmente, há muitas maneiras de economizar energia.

Com a considerável redução dos custos para aderir à geração de energia via placas fotovoltaicas, a energia solar tornou-se uma alternativa sustentável e econômica para muitas empresas.

O melhor de tudo é que hoje as empresas já podem aproveitar os benefícios da energia solar sem precisar gastar com a compra e a instalação de placas fotovoltaicas. Como isso é possível? Simples: contratando uma empresa de energia solar por assinatura. É possível economizar até 15% na conta de energia da empresa com um plano de assinatura.

Como vimos, o controle financeiro empresarial é um sistema de gestão importante para todo e qualquer negócio, independentemente do segmento ou porte. Cada decisão que os gestores tomam acabam tendo um impacto financeiro: não é à toa que as medidas para otimizar o orçamento e reduzir custos precisam estar sempre na mira das empresas.

Quer manter o planejamento da sua empresa em dia? Então, aproveite para continuar aprendendo em nosso blog: confira tudo sobre despesas fixas e como reduzir a conta de energia!