Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Como economizar energia: 4 dicas para colocar em prática agora

Detronic | Postado em 26/05/2022 - Atualizado em 25/10/2023

Como economizar energia: 4 dicas para colocar em prática agora

Com as contas de luz ainda mais caras, saber como economizar energia tornou-se quase uma obrigação para os brasileiros. Nesse sentido, desligar a tomada quando sair de um ambiente e diminuir o uso de água quente são práticas conhecidas. Mas será que elas realmente garantem uma boa economia?

Por mais que ajudem, essas medidas sozinhas não causam um impacto muito significativo –– ainda mais quando a rotina nos faz esquecer de coisas tão simples como essas. É por isso que criar estratégias para economizar energia a longo prazo deve ser uma prioridade. Se você não tem nem ideia de como começar, siga a leitura deste conteúdo.

Quer mais liberdade e sobras financeiras para investir no crescimento tanto da sua casa quanto da empresa? Venha descobrir como economizar energias sem mistérios e com dicas certeiras para você colocar em prática o quanto antes!

1. Substituir a iluminação antiga por lâmpadas eficientes

A iluminação é responsável por uma boa parcela do consumo de energia –– e, consequentemente, na conta de luz das casas e empresas. Para além de usar as lâmpadas de forma mais eficiente, nos horários mais indicados e somente quando necessário, é possível trocar as antigas e tradicionais por soluções de LED.

É o que a Cemig pretende fazer em Minas Gerais, com possibilidade de economia de até R$ 40 milhões para a iluminação pública. Em residências e empresas, por sua vez, o uso das lâmpadas de LED pode reduzir até 80% do consumo de energia, quando comparada às incandescentes. Em relação às fluorescentes, a redução é de 30%.

Elas são mais eficientes tanto em termos de consumo energético quanto de duração. Além disso, o tempo de vida útil de uma lâmpada de LED é de 25 mil horas, em média. As mais comuns, apesar de serem mais baratas, duram bem menos. No fim das contas, o custo-benefício do LED é amplamente maior.

2. Conferir a manutenção de aparelhos com maior gasto

Alguns eletrodomésticos e eletrônicos são quase despesas fixas de uma casa ou empresa, já que, sem eles, não há como os moradores ou colaboradores sobreviverem. O primeiro passo para economizar energia sem deixar de usá-los é evitar horários de picos, como das 17 às 22 horas. Mas não é só isso.

Vale verificar se os equipamentos estão funcionando corretamente, nos padrões de qualidade devidos. Isso porque máquinas mal reguladas e até sujas tendem a consumir bem mais energia. É o caso do sistema de refrigeração e do ar condicionado comum. Filtros sem limpeza e falta de vedação em geladeiras também entram nesse padrão.

Aparelhos obsoletos também têm maior consumo. Quando não há o que consertar ou regular para que reduzam os custos, talvez seja interessante trocá-los. Nesse caso, considere os modelos com tecnologias inverter. No exemplo do ar condicionado, o compressor se utiliza de uma rotação variável e contínua, com até 40% de economia. 

3. Proporcionar conforto térmico nos ambientes

Sempre que falamos em como economizar energia, o ar condicionado sempre é citado –– como vimos no tópico anterior. Isso acontece porque é um dos grandes vilões da conta de luz de casa ou da empresa. Para evitar a dependência desse equipamento, existem soluções estruturais nos ambientes para favorecer a circulação de ar e a ventilação adequada.

A escolha dos materiais faz muita diferença nesse quesito, como telhas de barro e blocos de EPS, que ajudam no isolamento térmico. Ter mais janelas e aberturas para vento também ajuda. Mas se a ideia não é reformar, invista em elementos como painéis de plantas ou fontes/espelhos d’água que melhoram a umidade do ar.

O mesmo vale para a iluminação. Deixar mais espaço para a luz natural evita a necessidade de acender lâmpadas o tempo todo. Nas empresas, que costumam ter ambientes mais amplos, nem sempre é preciso funcionar com 100% da capacidade, deixando somente os pontos mais estratégicos acesos.

Para completar, garanta tinturas de cores claras para os ambientes. Afinal, elas contribuem para a melhor propagação de luz natural e deixam o ambiente mais iluminado por um tempo maior. Que tal deixar os detalhes em cores fortes apenas para uma parede ou para os objetos decorativos e móveis?

Ambiente com muita luz natural simboliza como economizar energia

4. Opte pela energia solar

Você tem ideia do porquê ter energia solar? Essa é uma energia limpa e renovável, com alto potencial aqui no país. Aqui no Brasil, a capacidade instalada de geração distribuída é de 15 GW, segundo a Absolar. Ou seja, é semelhante à da Hidrelétrica de Itaipu, mas não oferece impactos ambientais como outras fontes.

Em termos de sustentabilidade, já deu para entender o quanto compensa só com esse dado, não é mesmo? Mas entre as principais dúvidas do consumidor, temos esta: como economizar energia com a fonte solar?

Quem tem painéis fotovoltaicos em casa, pode até perceber redução das contas logo nos primeiros meses. No entanto, esse é um investimento alto que pode chegar a 20 ou 25 mil para uma família, o que afasta muitos brasileiros da energia solar. 

A boa notícia é que existe uma alternativa igualmente vantajosa, mas que não requer a instalação da estrutura na residência ou empresa do consumidor. Isso é possível com a assinatura de energia solar, capaz de reduzir até 15% das despesas com energia em residências e em pontos comerciais. 

No planejamento financeiro familiar ou empresarial, já é uma baita diferença, concorda? É bem simples: as usinas solares produzem, injetam na rede de distribuição da região e a energia chega na sua casa da mesma forma, mas com uma boa redução no valor a ser pago.

Com estas dicas de como economizar energia a longo prazo, é possível liberar uma parte interessante do seu orçamento. Em consequência, o investimento pode servir para tirar alguns planos do papel –– a troca de um eletrodoméstico ou a expansão do negócio, por exemplo. Que tal apostar nessa ideia?

Se você gostou das possibilidades oferecidas pela assinatura de energia solar, temos um convite. Veja como é possível obter uma redução na conta de energia com a Detronic Energia!