Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

5 Dúvidas sobre energia solar: entenda mais sobre essa solução

Detronic | Postado em 14/02/2022 - Atualizado em 25/05/2023

5 Dúvidas sobre energia solar: entenda mais sobre essa solução

A utilização de uma fonte limpa, o sol, para gerar energia, possui inúmeras vantagens, tanto quando falamos de economia, ou de sustentabilidade. Caso você tenha dúvidas sobre energia solar e tenha interesse em saber mais sobre essa excelente solução, acompanhe a leitura.

5 Dúvidas sobre energia solar: entenda mais sobre essa solução

1- O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FUNCIONA DURANTE DIAS NUBLADOS E DE CHUVA?

Sim! Nos períodos de menos sol, os painéis fotovoltaicos também funcionam. Pelo fato de que a conversão de eletricidade das placas se dá através da radiação do sol, e não pela temperatura do momento.

Em outras palavras, não se preocupe, pois em qualquer ocasião será possível produzir energia em nossas Usinas Fotovoltaica (UFV) e chegar até você.

O que pode acontecer é o nível de energia gerada durante o dia diminuir em longos períodos de chuva.

2- COMO O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FUNCIONA À NOITE?

O sistema não absorve energia à noite. O equipamento capta energia solar durante todo o dia, sendo distribuída pela rede, gerando créditos de energia para o consumo noturno.

Para a construção de nossas Usinas Fotovoltaica (UFV) são feitos diversos estudos do mapeamento do local em que o sistema ficará, garantindo a performance e aproveitamento máximo da solução.

3- É PRECISO DESVINCULAR DA CEMIG AO ADERIR AO CONSUMO DE ENERGIA SOLAR?

Não!! A concessionária de energia, CEMIG, continuará responsável por fazer a entrega da energia até sua casa/empresa. Ou seja, sua relação com a CEMIG continua a mesma. Ela fará a leitura do seu padrão e continuará emitindo boleto com as tarifas mínimas obrigatórias para você (taxa de iluminação pública, custo de disponibilidade e PIS/COFINS), porém, o seu consumo passará a ser pago para a Detronic Energia num segundo boleto. Fique tranquilo, na somatória dos dois boletos você perceberá o desconto.

4- COMO GERAR ENERGIA SOLAR SEM UM PAINEL NO MEU TELHADO?

A energia é produzida em nossas usinas, então você não precisa se preocupar com obras de instalação, manutenção, nem investimentos e a energia será compensada na sua fatura de energia.

Este modelo atende a pessoas físicas ou jurídicas, através de nossa plataforma online, que garante agilidade, facilidade e transparência no recebimento dos créditos de energia. 

5- PRECISO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ÁREA PARA SER CLIENTE DE UMA USINA SOLAR?

Não! Em nosso modelo de locação de usinas, os interessados viram clientes e nós da Detronic Energia construímos a Usina Solar Fotovoltaica em terreno previamente selecionado. Após a ligação, nós assumimos a operação do ativo, cuidando da manutenção, monitoramento e especialmente da captação e gestão de clientes. Garantimos a performance e a rentabilidade do seu modelo de negócio.

A DETRONIC ENERGIA espera que você tenha esclarecido algumas dúvidas sobre a energia solar. Comece agora mesmo a planejar receber energia em sua residência, empresa e propriedade rural com uma solução econômica e sustentável.

Para continuar por dentro de mais conteúdos exclusivos como este, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!