Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Como fazer troca de titularidade de uma conta CEMIG?

Detronic | Postado em 20/07/2023 - Atualizado em 21/07/2023

Como fazer troca de titularidade de uma conta CEMIG?

Antes de planejar como economizar energia ou reduzir as despesas fixas, é bom deixar toda a documentação do seu imóvel em dia, concorda? Seja um apartamento que acabou de comprar, seja uma casa alugada, vale estar em dia com essas obrigações — e uma delas inclui a troca de titularidade da CEMIG, se você mora em Minas Gerais.

Neste conteúdo, você vai aprender tudo que é necessário saber antes de solicitar a troca de titularidade na CEMIG. Veja como é simples!

Em quais canais posso fazer a troca de titularidade?

Você pode ir até uma das agências da CEMIG mais próximas para realizar a troca de titularidade da conta presencialmente. Porém, tenha em mente a possibilidade de filas, um bom tempo de espera e até a possibilidade de retornar em outra data — caso a documentação não esteja completa.

Para maior praticidade, você pode fazer a troca de titularidade pelo CEMIG Atende, canal virtual de atendimento da empresa. Assim, consegue resolver a questão pelo seu computador ou celular. Tenha em mãos a conta de energia em nome do titular.

Como fazer a troca de titularidade no CEMIG Atende?

É bem simples. Basta seguir este passo a passo:

  • Faça o login no CEMIG Atende, com seus dados cadastrados. Se não tiver feito o cadastro ainda, será uma etapa obrigatória;
  • Selecione a opção Troca de Titularidade e aceite o Termo de Adesão. Não se esqueça de ler com atenção antes de clicar no botão Continuar;
  • Informe os dados necessários, como número de instalação, que você encontra no boleto da CEMIG;
  • Preencha o formulário indicado e envie os documentos necessários.

Quais são os documentos necessários?

Enquanto pessoa física, você precisa do CPF, RG ou outro documento oficial com foto para solicitar a troca de titularidade (além do RANI, no caso de indígenas). Já para PJ, a CEMIG pede o Contrato Social da empresa e os documentos pessoais do representante legal. Mas não é só isso.

Ainda é preciso apresentar a documentação complementar obrigatório, que inclui:

  • Declaração de Carga Instalada preenchida, que você encontra no site da CEMIG;
  • Comprovação de Atividade Específica, caso envolva atividades rurais ou serviços públicos de água, esgoto, saneamento ou tração elétrica. A exceção vai para imóveis residenciais;
  • Geração Distribuída, em casos de modalidade compartilhada. É preciso entregar o ato constitutivo da PJ e indicar os percentuais de energia excedentes que foram alocados.

Você ainda precisa de documentos de posse do imóvel, se houver qualquer débito, como um dos itens a seguir:

  • Escritura Pública ou Registro do Imóvel;
  • Contrato de compra e venda;
  • Contrato de locação;
  • Termo de doação;
  • Termo de permissão de uso;
  • Contrato de arrendamento ou comodato;
  • Formal de partilha.

Quem pode solicitar a troca de titularidade?

O cliente responsável pelo imóvel (unidade consumidora) pode solicitar a troca. Se preciso, ainda pode acionar um representante legal, desde que ele tenha uma procuração para fazê-lo em seu nome.

Inclusive, se você mora de aluguel e contratou um plano de assinatura de energia solar, também pode pedir a troca de titularidade. Para maior praticidade, clientes da Detronic Energia têm todo o suporte nesse procedimento. A empresa fica responsável pelas alterações e envio de documentos necessários.

Em quanto tempo a CEMIG faz a troca?

A CEMIG realiza a troca de titularidade no período de 2 a 7 dias úteis, caso a documentação esteja correta. Do contrário, a empresa informará ao consumidor as inconsistências a serem corrigidas.

A troca de titularidade da CEMIG é um dos passos essenciais quando você aluga ou compra um imóvel usado. Para ficar tudo certo e não herdar as contas atrasadas do antigo proprietário, faça esse procedimento logo nos primeiros dias da sua mudança, combinado? Aproveite a agilidade proporcionada pelo CEMIG Atende!

Gostou das dicas? Aproveite também nossas sugestões de economia doméstica: saiba como fazer o planejamento financeiro familiar!