Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Como reduzir sua pegada de carbono e contribuir para um futuro sustentável

Detronic | Postado em 16/11/2023 - Atualizado em 16/11/2023

Como reduzir sua pegada de carbono e contribuir para um futuro sustentável

A mudança climática é um dos maiores desafios que enfrentamos. Ao longo dos últimos 200 anos, a atividade humana tem levado nosso planeta a um ponto crítico. Algumas ações podem ser colocadas em prática para minimizar danos e garantir um futuro sustentável, e uma delas é a redução da pegada de carbono.

Ao reduzirmos nossa pegada de carbono, estamos diminuindo os danos provenientes da poluição ambiental. Para isso, é preciso tomar decisões mais conscientes, principalmente em relação ao consumo de energia.

Agora é o momento de agir, assumindo a responsabilidade e fazendo escolhas sustentáveis. Continue a leitura e entenda como fazer a sua parte!

As consequências da emissão em excesso de CO₂

O dióxido de carbono é frequentemente chamado por sua fórmula química CO₂, em que “C” significa carbono e “O” é o oxigênio. 

O composto químico de forma isolada não causa prejuízos. Na verdade, o CO₂ desempenha um papel crucial na manutenção do clima da Terra. Este gás tem a capacidade de reter o calor do sol na atmosfera, sendo um dos principais gases responsáveis pelo fenômeno conhecido como efeito estufa.

Assim, o CO₂ permite que o calor não escape de volta para o espaço. Sem o efeito estufa, nosso planeta seria muito mais frio, a ponto de nossos oceanos poderem estar congelados. Portanto, algum nível de CO₂ é necessário para manter a vida na Terra como conhecemos.

Então, por que o CO₂ é entendido como vilão?

O CO2 ganhou essa fama devido ao excesso desse gás na atmosfera terrestre. Esse fenômeno é decorrente das atividades humanas, principalmente da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

A queima de combustíveis necessária para geração de gasolina, gás, petróleo, fontes energéticas presentes nas atividades humanas, libera uma quantidade de CO₂ na atmosfera que ultrapassa a capacidade de absorção pelos processos naturais.

Por ‘processos naturais’, estamos falando da maneira como a natureza, de forma autônoma, consegue equilibrar os níveis de CO₂. Por exemplo, as florestas e outros tipos de vegetação desempenham um papel crucial nessa regulação, pois as árvores absorvem CO₂ durante a fotossíntese, ajudando a limpar o ar.

No entanto, estamos adicionando CO₂ à atmosfera em uma taxa mais rápida do que as florestas e os oceanos conseguem absorver. Isso resulta em um acúmulo constante de CO₂, que intensifica o efeito estufa, impulsionando as mudanças climáticas e o aquecimento global.

Para colocar em perspectiva, as emissões de CO₂ resultantes da queima de combustíveis fósseis aumentaram exponencialmente, passando de 11 bilhões de toneladas anualmente na década de 1960, para cerca de 36,6 bilhões de toneladas em um único ano recentemente. Os dados são do Orçamento Global de Carbono 2022.

Por que a preocupação com medidas sustentáveis e energia limpa?

As consequências a longo prazo do aumento de dióxido de carbono na atmosfera são graves, incluindo o prejuízo à qualidade de vida das pessoas no planeta

Apesar da situação preocupante, existe esperança, de acordo com os dados do relatório recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

Esses dados sugerem que se conseguirmos controlar o aumento da temperatura média global para não ultrapassar 1,5 grau Celsius acima dos níveis que tínhamos antes da Revolução Industrial (época em que começamos a queimar combustíveis fósseis em larga escala), poderíamos minimizar os impactos devastadores das mudanças climáticas.

Em outras palavras, existe uma pequena janela de tempo para que o pior seja evitado. Medidas cotidianas de sustentabilidade e a aposta em fontes de energia renováveis podem ajudar o planeta.

Embora as empresas desempenhem um papel crucial na construção de um futuro sustentável, cada indivíduo pode fazer a diferença ao adotar medidas práticas no dia a dia. Aqui estão algumasdicas para começar:

  • caminhe, use a bicicleta ou utilize o transporte público sempre que puder, reduzindo as emissões de gases poluentes por carros particulares;
  • compre produtos com embalagens recicláveis e evite o uso de produtos descartáveis sempre que possível;
  • dê preferência a produtos com certificações ecológicas, como rótulos orgânicos ou energias renováveis;
  • participe de grupos comunitários ou voluntarie-se em projetos de sustentabilidade para promover mudanças positivas na sua região;
  • opte por fontes de energia renováveis para economizar na conta de luz da sua casa.

Cada ação conta! Ao abraçarmos essas práticas, não apenas mitigamos os efeitos das mudanças climáticas, mas também abrimos caminho para um futuro mais sustentável.

Pegada de carbono: entenda como diminuir a sua para um mundo mais sustentável

O papel da energia renovável para reduzir a pegada de carbono

Estamos diante de um momento crucial na batalha contra as mudanças climáticas, e a chave para o nosso êxito está na redução da pegada de carbono. A propósito, você sabe o que é a pegada de carbono?

Esse é um indicador ambiental que avalia a quantidade de gases de efeito estufa emitida direta ou indiretamente por empresas e pessoas. No caso das empresas, todos os processos envolvidos antes, durante e depois da fabricação de produtos ou da prestação de serviços são considerados no cálculo.

Felizmente, as empresas podem adotar diferentes medidas para reduzir ou compensar sua pegada de carbono. Os principais exemplos são a melhoria da eficiência energética e o consumo de energia de origem 100% renovável.

A energia renovável é gerada a partir de fontes naturais, como a luz solar, o vento, a água e a biomassa. Diferentemente dos combustíveis fósseis, sua geração não libera geram CO₂ diretamente.

No Brasil, existem soluções inovadoras que podem acelerar a adoção da energia renovável por parte de empresas e residências. Ótimos exemplos são as estratégias que contribuem para o aumento da produção de energia solar, como a geração distribuída e os planos de energia solar. Entenda como tudo isso funciona a seguir.

Geração distribuída

A Geração Distribuída (GD) é a modalidade que permite a produção de energia limpa em pequena escala, próximo aos locais de consumo.

Nessa modalidade, não só grandes empresas, mas consumidores residenciais podem gerar a sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis como a solar ou eólica, por exemplo. Essa solução descentralizada reduz a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura para a produção de energia elétrica, além de contribuir com a sustentabilidade do planeta.

No Brasil, a geração distribuída está prevista legalmente na Lei 14.300, sancionada em 2022, que institui o marco legal da micro e minigeração de energia.

Planos de energia solar

O sol é uma fonte de energia abundante e disponível no mundo todo. Um grande entrave para a adoção da energia solar como fonte alternativa é o desconhecimento dessa opção ou o entendimento de que só é possível através da instalação própria de placas solares, que tem um custo inicial mais elevado.

Felizmente, com o plano de energia solar, isso mudou. Agora, você pode obter a energia limpa sem a necessidade de instalação, obras ou investimento. Ao escolher um plano de assinatura de energia solar, você vira cliente de empresas especializadas que geram a energia solar nas fazendas próprias e fazem a injeção para as distribuidoras que levam a energia elétrica até você.

O produto é voltado para empresas, residências, condomínios… Basicamente, para todos que possuem energia elétrica e desejam adotar uma energia limpa e mais barata.

Funciona como uma assinatura de “streaming”: o cliente escolhe o plano e recebe mensalmente os créditos de energia que viram desconto na conta. Ou seja, o valor final pago pelo consumo de energia será mais barato.

Se você gostou da ideia de aderir a um plano de energia solar, mas não sabe por onde começar, conheça já a Detronic! Nossa empresa se destaca pelo compromisso em oferecer soluções de energia limpa e sustentável.

Ajudamos tanto empresas (pessoa jurídica) quanto indivíduos (pessoa física) a adotarem uma abordagem mais consciente em relação ao consumo de energia, e o melhor: sem custos para instalar ou manter uma infraestrutura de geração. 

Cada escolha consciente conta para a reduzir a pegada de carbono. Ao optar por fontes de energia renovável, você pode fazer a diferença ao diminuir as emissões de CO₂ na atmosfera e preservar o meio ambiente.

Convidamos você a conhecer as soluções de energia limpa da Detronic e a se juntar a nós na construção de um futuro melhor. Acesse nosso site e entre em contato!