Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Inverno 2023 e conta de luz: como economizar com energia solar fotovoltaica

Detronic | Postado em 04/07/2023 - Atualizado em 03/07/2023

Inverno 2023 e conta de luz: como economizar com energia solar fotovoltaica

Como será o inverno 2023? A chegada da estação mais fria do ano está associada a um aumento significativo no consumo de energia elétrica. É nessa época do ano que muitos brasileiros se deparam com contas de luz mais elevadas e, como consequência, buscam maneiras de reduzir esse gasto extra.

Em algumas regiões do Brasil, como o interior de Minas Gerais, as temperaturas podem atingir níveis bastante baixos, exigindo um consumo maior de energia para aquecer ambientes e suprir as necessidades diárias. Esse contexto se torna um desafio para os consumidores, que buscam alternativas sustentáveis para economizar na conta de luz.

Uma solução que tem ganhado destaque é a energia solar fotovoltaica. Além de gerar uma economia de custos com energia, ela é uma fonte alternativa limpa e renovável. Continue a leitura para entender como economizar na conta de energia no inverno!

Por que a conta de energia aumenta no inverno?

É comum que as pessoas se perguntem por que as contas de energia aumentam no inverno, mesmo quando estão fazendo esforços para economizar.

Há quem pense que o aumento acontece por conta de algum reajuste tarifário típico da época, mas, na verdade, outras variáveis estão envolvidas nessa questão. Vamos entender melhor?

À medida que as temperaturas caem, buscamos conforto e aquecimento dentro de nossas casas. Chuveiros, aquecedores elétricose outros dispositivos similares consomem energia para gerar calor, levando a um aumento significativo no consumo energético.

Com dias mais nublados, também utilizamos mais iluminação artificial durante períodos mais longos. Isso inclui lâmpadas, luminárias e outros dispositivos, que consomem energia elétrica adicional.

Além disso, muitas pessoas preferem ficar em casa em vez de sair para fazer atividades ao ar livre em dias nublados. Esse comportamento resulta em um aumento no uso de aparelhos eletrônicos, como televisões, videogames, computadores e outros, contribuindo para uma conta de luz mais cara.

Um estudo da Gaslog, fornecedora de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), aponta que o aumento pode chegar a até 80% na conta de gás e 30% na conta de energia durante o inverno. As variações podem mudar de acordo com a região e o tipo de sistema de aquecimento utilizado, mas é um dado estatístico que nos dá uma ideia da magnitude desse aumento.

O que é um plano de assinatura de energia solar?

Uma das soluções para economizar na conta de luz durante o inverno é o uso da energia solar fotovoltaica, mas instalar placas solares nem sempre é uma opção viável para todos, devido aos altos custos iniciais de implementação e manutenção de um sistema próprio. É aí que entra a assinatura de energia solar.

O plano de assinatura de energia solar é uma maneira acessível de usufruir dos benefícios da energia solar fotovoltaica sem precisar custear um sistema completo

Para ilustrar como funciona o plano de assinatura de energia solar, vamos usar a Detronic como exemplo. Nas nossas usinas solares, geramos energia elétrica através dos painéis fotovoltaicos. Após aderir ao plano de assinatura solar Detronic, o cliente continua recebendo a energia elétrica da mesma forma que recebia antes, por meio da rede da distribuidora local, porém agora ele ganha créditos de energia solar que viram desconto.

Em outras palavras, nada muda para o assinante. Você continua a utilizar a energia elétrica de forma convencional, recebendo suas contas de luz mensais normalmente, porém, com desconto no valor final.

Qual é a diferença entre energia solar fotovoltaica e energia solar térmica?

No Brasil, tanto a energia solar fotovoltaica quanto a energia solar térmica são utilizadas para aproveitar a abundância de luz solar e convertê-la em energia útil, mas essas duas tecnologias diferem na aplicação e no funcionamento. 

Como o próprio nome já diz, a energia solar térmica é aquela que utiliza a luz do sol para aquecer água ou outros fluidos, enquanto a energia solar fotovoltaica converte a luz do sol em eletricidade

Ambas têm uma ampla gama de aplicações. De um lado, a água aquecida pode ser utilizada para diversos fins, como aquecimento de ambientes, água quente para banhos e processos industriais. 

Do outro, a energia solar fotovoltaica é amplamente utilizada para alimentar equipamentos elétricos, sistemas de climatização, de iluminação e até mesmo redes elétricas inteiras, por meio de usinas solares.

Em alguns casos, a energia solar fotovoltaica pode ser a solução mais eficaz, como acontece na economia de energia durante o inverno.

O inverno atrapalha a geração de energia solar fotovoltaica?

A resposta é não! A energia solar em dias nublados continua sendo gerada. Embora a quantidade de luz solar direta possa ser reduzida, os sistemas solares também são projetados para captar a luz difusa e indireta, garantindo um fluxo contínuo de energia.

A chegada do inverno 2023 representa um aumento no consumo elétrico, e o plano de assinatura de energia solar pode ser a saída para compensar esse gasto extra com a economia na conta de luz. 

Entendeu como funciona a energia solar no inverno e quais são as vantagens de optar por um plano de assinatura? Então, não perca tempo e aproveite para conhecer os planos de assinatura de energia solar da Detronic. Conte com o máximo de economia e não deixe de se esquentar durante o inverno!