Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Energia solar em condomínios: vale a pena investir?

Detronic | Postado em 28/09/2023 - Atualizado em 21/09/2023

Energia solar em condomínios: vale a pena investir?

No passado, a energia solar era vista como algo restrito a grandes propriedades e empresas. No entanto, o cenário mudou e, hoje em dia, a energia solar em condomínios está cada vez mais popular. 

Esse aumento tem a ver com vários fatores. Um deles é a nova forma de consumir energia solar, como o plano de assinatura, que está democratizando essa fonte alternativa e facilitando seu acesso a todos os consumidores residenciais. 

A energia produzida a partir da luz do sol não apenas ajuda a reduzir o valor da conta de energia, mas também contribui para a preservação do meio ambiente, tornando-a uma escolha para pessoas e empresas preocupadas com a sustentabilidade.

Se você tem interesse em saber mais sobre como funciona a energia solar para condomínios e como aderir a esse serviço, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como funciona a energia solar?

A energia solar é capturada e convertida em energia elétrica por meio de painéis solares, também conhecidos como módulos fotovoltaicos.

Os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício, que absorvem os fótons de luz solar, gerando assim uma corrente elétrica contínua. No entanto, a eletricidade gerada pelos painéis solares é inicialmente em corrente contínua (CC), e a maioria das casas e empresas usa eletricidade em corrente alternada (CA). 

Para resolver essa incompatibilidade, um inversor converte a corrente contínua gerada pelas placas solares em corrente alternada. A partir daí, a energia gerada pelas placas pode alimentar o consumo dos imóveis e ser conectada à rede elétrica.

No caso dos condomínios, existem três opções comuns para aproveitar a energia gerada pelas placas fotovoltaicas:

  • instalação de painéis solares para o uso individual de cada apartamento — os painéis são instalados na sacada do apartamento ou em outro local para que os moradores gerem sua própria energia solar;
  • instalação de painéis solares em uma área comum do condomínio — as placas podem ser instaladas no telhado ou em uma área aberta do condomínio, de forma que todos os moradores compartilhem os benefícios da geração de energia solar;
  • plano de assinatura — cada morador do condomínio pode se beneficiar da energia solar produzida em uma fazenda solar remota por meio de um contrato com uma empresa que oferece esse serviço. Assim, é possível receber eletricidade gerada a partir do sol sem a necessidade de instalar painéis solares no local de consumo.

A instalação de placas fotovoltaicas gera custos adicionais com a infraestrutura e manutenção dos equipamentos, o que costuma ser um entrave para que muitas pessoas finalmente usem a energia solar no Brasil.

Por isso, a energia solar por assinatura é uma alternativa para quem deseja aproveitar os benefícios da energia solar sem se preocupar com a instalação de placas solares. Continue a leitura para entender mais sobre essa alternativa no próximo tópico!

Afinal, o que é assinatura de energia solar?

A assinatura de energia solar é um modelo em que o consumidor usufrui da energia produzida por empresas que possuem fazendas solares. Nesse sistema, os consumidores não precisam instalar painéis solares em suas propriedades. Em vez disso, eles buscam o serviço dessas empresas e fazem adesão através de um plano de assinatura.

A energia gerada pela empresa de energia solar é injetada na rede de distribuidora local do assinante. Como resultado, as empresas geram créditos de energia. Esses créditos são, então, compartilhados com os consumidores que aderem ao serviço de assinatura de energia solar e viram descontos nas suas contas de luz mensais.

Esse serviço tem crescido no Brasil, especialmente em estados líderes na produção de energia solar, como em Minas Gerais. A Detronic, líder no mercado de energia solar por assinatura em MG, produz a energia em fazendas e a injeta na rede de distribuição da CEMIG, atuando como fornecedora de energia.

O serviço da Detronic funciona como um plano de assinatura de energia solar, sem necessidade de instalação de placas, permitindo até mesmo a quem vive de aluguel em apartamentos usufruir da energia produzida pela empresa

A assinatura de energia solar da Detronic está disponível em todo o estado de Minas Gerais, cobrindo toda a rede atendida pela CEMIG.

Quais são os benefícios de usar energia solar para condomínios?

Para quem busca uma maneira de economizar na conta de luz, a energia solar é uma excelente solução. E as vantagens para os moradores de condomínios não param por aí. A seguir, vamos explorar esse e outros benefícios!

Redução de custos

A utilização de energia solar em condomínios permite uma redução nos custos de eletricidade. Ao produzir energia a partir do sol, os moradores podem diminuir suas contas de luz mensais, o que se traduz em economia mensal e a longo prazo.

Quem utiliza energia solar continua pagando tributos cobrados na conta de luz, como a taxa de iluminação pública, embora tenha o valor da conta em si reduzido por um abatimento após o início da parceria com a Detronic. 

Os consumidores de energia solar também são impactados pelos reajustes tarifários anuais, já que continuam a receber a conta de luz da concessionária local. No entanto, com o uso da energia solar, conseguem reduzir o impacto desses reajustes na despesa com eletricidade.

Energia solar em condomínios com a assinatura de energia solar: vantagens

Sustentabilidade

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, o que significa que sua geração não emite poluentes nocivos nem contribui para o esgotamento de recursos naturais. Ou seja, ao adotar a energia solar, os condomínios ajudam o planeta.

Comunidade e engajamento

Os moradores podem se unir em torno de um objetivo comum de reduzir os custos de eletricidade e adotar práticas mais sustentáveis. É uma iniciativa que fortalece o senso de comunidade e colaboração entre os residentes.

Menor impacto ambiental

A energia solar tem um impacto ambiental muito menor em comparação com fontes de energia convencionais, como os combustíveis fósseis. A redução das emissões de carbono e a diminuição da pegada de carbono são benefícios tangíveis que contribuem para a preservação do meio ambiente e da qualidade do ar.

Agilidade com a assinatura de energia solar

A assinatura é uma maneira ágil e conveniente de aproveitar os benefícios da energia solar em condomínios, com adesão digital.

O serviço proporciona aos moradores acesso direto à energia solar, mesmo sem a necessidade de instalar painéis solares em suas unidades. E como o processo não envolve a realização de obras, o cliente começa a aproveitar dos benefícios da assinatura mais rapidamente.

Sem burocracias para assinar o plano de Detronic

Para assinar o plano de assinatura da Detronic é preciso ter um valor mínimo de R$ 130 na fatura de energia elétrica. O serviço está disponível para consumidores com tarifas residenciais, comerciais ou rurais atendidos pela CEMIG, concessionária de energia do estado de Minas Gerais.

A energia solar para condomínios representa uma oportunidade para quem mora em apartamento de economizar na conta de energia e ainda se beneficiar de uma fonte energética sustentável. Com o plano de assinatura da Detronic, você pode usufruir desses e de todos os benefícios da energia solar sem a necessidade de obras complexas.

Aproveite para testar o simulador da Detronic e descobrir quanto você pode economizar com nossa assinatura de energia solar. É fácil, rápido e gratuito!