Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Gerador de energia solar: saiba mais sobre suas vantagens e desvantagens

Detronic | Postado em 11/11/2022 - Atualizado em 25/05/2023

Gerador de energia solar: saiba mais sobre suas vantagens e desvantagens

Gerador de energia solar é uma forma de obter uma fonte de energia renovável. Saiba tudo sobre o tema!

O gerador de energia solar ou sistema solar fotovoltaico tem sido uma das prioridades para muitas pessoas — desde proprietários de imóveis residenciais a empresários, do comércio ou indústria. Graças ao desenvolvimento de tecnologias, hoje é possível ter uma geração própria nessas propriedades.

Isso significa que um imóvel pode produzir a própria energia e até contribuir com a concessionária local, em troca de créditos na conta de luz. Todavia, há vantagens e desvantagens no processo. Você imagina quais são?

Neste conteúdo, trouxemos os pontos-chave que você precisa saber sobre o gerador de energia solar. Confira!

O que é um gerador de energia solar?

Um gerador de energia solar é o responsável por captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica para o abastecimento de um imóvel — que pode ser uma casa, um apartamento ou uma empresa. Ele faz isso graças a uma série de equipamentos, que incluem:

  • painéis solares: feitos de materiais semicondutores, são instalados no telhado dos imóveis ou no solo para captar a luz solar e converte-la para energia elétrica em Corrente Contínua (CC);
  • inversores: é o coração do sistema solar,  é responsável por converter a energia elétrica CC dos painéis para Corrente Alternada (CA), compatível com o 127/220V que tem nas residências;
  • medidores bidirecionais: permitem as leituras acerca de quando de energia é injetada na rede elétrica pelo sistema solar e o quanto é consumido pela residência. Dessa forma, este mensura o saldo de créditos solares e, geralmente, é cedido gratuitamente pelas concessionárias de energia locais;
  • rede de cabos: realizam as conexões elétricas entre os equipamentos do kit de geração; 
  • string box: são os dispositivos que protegem os painéis solares e inversores, e desligam o sistema quando necessário;
  • estrutura de fixação: como você deve imaginar, são responsáveis por suportar os painéis solares, com a inclinação ideal.

Em suma, funciona da seguinte forma: a radiação solar passa pelos painéis, que é transformada em corrente contínua, então, passa pelos cabos para que os inversores o transformem em corrente alternada. É aí que ela chega até o quadro de força do imóvel.

O inversor também tem importante papel na estabilização da energia elétrica, que também é recebida pela concessionária de energia nos sistemas on grid.

Vale ressaltar que o potencial de geração de energia solar no Brasil é altíssimo. Isso porque há grande disponibilidade dessa fonte na maior parte do tempo.

Tipos de gerador de energia solar

Os sistemas fotovoltaicos contam com algumas diferenças. Por exemplo:

  • On Grid (ou Grid Tie): ele se conecta à rede de energia convencional — caso a energia gerada não seja suficiente, recorre à força da concessionária para não faltar luz, mas, se sobrar, recebe um crédito na conta, que poderá ser usado em outras ocasiões;
  • Off Grid: aqui, só se usa a energia gerada, sendo independente da rede elétrica das concessionárias — essa produção fica armazenada em baterias e é mais comum em locais onde não há concessionárias de energia.

Lembrando que a compensação de geração de energia do sistema On Grid é prevista pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na resolução 482/2012. Nos casos de geração igual ao consumo, o proprietário do imóvel arca somente com a taxa mínima, referente aos custos de disponibilidade.

Quais são as vantagens e desvantagens de um gerador de energia solar?

Para decidir se o gerador de energia solar é mesmo um bom investimento, vale conhecer as vantagens e desvantagens dessa instalação. A seguir, listamos as principais!

Vantagens

Ter energia limpa e renovável em casa ou na empresa é uma das prioridades de quem busca o gerador solar. Ao contrário de fontes poluentes, não há impacto ambiental na operação. Inclusive, são ainda mais sustentáveis que as hidrelétricas, que destroem ecossistemas com a construção da represa, entre outros prejuízos.

Há que se destacar outras vantagens da energia solar com geração própria, como:

  • Valorização do imóvel: uma propriedade com gerador de energia solar ganha valor de mercado. O proprietário só tem a ganhar, seja com a satisfação dos novos donos, seja por meio do reconhecimento da sustentabilidade empresarial;
  • Menos custos a longo prazo: com a energia gerada, o imóvel não depende mais das concessionárias, eliminando essas despesas fixas do orçamento. Nas épocas de reajustes das bandeiras tarifárias, isso é ainda mais efetivo;
  • Previsibilidade orçamentária: ainda sobre reajustes, permanentes ou temporários, quem usa a energia das concessionárias não tem como prever os aumentos e, consequentemente, o impacto financeiro. Com o sistema fotovoltaico no imóvel, o proprietário tem mais tranquilidade no orçamento.

Desvantagens

Não há como negar os benefícios de investir no gerador de energia solar, mas não se pode ignorar os altos custos envolvidos. Afinal, não é só a mão de obra e os painéis solares envolvidos nesse processo — o que, por si só, já representam altas quantias.

Ainda há todos os outros componentes do kit, como inversores, medidores bidirecionais e assim por diante. Somado a isso, ainda é necessário considerar possíveis gastos em manutenção do sistema

Na maioria dos casos, o investimento não fica abaixo dos cinco dígitos. Vale lembrar que os preços variam de acordo com o porte do sistema instalado, a região, os fornecedores, entre outras questões.

Como aproveitar a energia solar sem fazer o alto investimento em um gerador?

Sendo o custo a grande desvantagem de um gerador, muitas pessoas acabam prorrogando esse investimento por falta do capital necessário. No entanto, saiba que isso não precisa acontecer para você ter todos os benefícios da energia solar.

Uma alternativa para quem tem planos de ter o próprio sistema de geração de energia futuramente é contar com a assinatura de energia solar. Dessa forma, enquanto reúne o valor necessário, é possível ter uma redução significativa na sua conta de luz.

Assinando um plano de energia solar, você recebe a energia da mesma forma, sem quaisquer investimentos ou instalação de equipamentos. Com o dinheiro que sobra no orçamento, referente a conta de luz, é possível direcionar para outros objetivos de vida.

Aqui na Detronic Energia, temos usinas solares que injetam energia na rede de distribuição da CEMIG. Para aproveitar esse benefício, você faz a adesão de um dos planos, recebe créditos de energia na conta e ainda economiza. Tudo isso sem burocracia alguma!

Com tantos benefícios, percebemos que, de fato, o gerador de energia solar é um bom investimento, mas requer um capital alto para a instalação da estrutura. De toda forma, com os planos de assinatura, existe uma alternativa para adotar condutas mais sustentáveis e ainda economizar.

Se você tem interesse em entender mais sobre as vantagens da assinatura, convidamos você a conhecer mais sobre uma empresa de energia solar de confiança, a Detronic Energia, e suas soluções de energia sustentável.