Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Dia da Energia: energia sustentável para um mundo sustentável

Detronic | Postado em 03/09/2021 - Atualizado em 03/09/2021

Dia da Energia: energia sustentável para um mundo sustentável

No Dia Mundial da Energia é preciso refletir se nossas escolhas e atitudes de hoje, ajudam ou prejudicam nosso amanhã.

Dia da energia

Dia Mundial da Energia

Segundo estudos da Agência Internacional de Energia, a Agência internacional de Energias Renováveis, o Banco Mundial, a Organização Mundial de Saúde e a Unidade de Estatísticas das Nações Unidas, uma em cada 10 pessoas em todo o mundo vive sem energia elétrica. Um número bastante preocupante quando se pensa no quanto a qualidade de vida de uma pessoa aumenta quando se possui acesso à energia, uma das responsáveis pelo desenvolvimento e grande avanço da população mundial.

Porém, o que a Agência Internacional de Energia (AIE) afirma, é que este número só terá uma redução relevante se mais ações sustentáveis forem adotadas até 2030, ano estabelecido pela ONU para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Portanto, ter acesso a energia elétrica é de extrema importância, mas fundamental também é escolher de forma consciente a fonte de energia consumida. No dia 29 de Maio, celebramos o Dia Mundial da Energia, data criada para conscientizar e motivar as pessoas sobre a relevância de não desperdiçar energia, além de incentivar o uso de energias renováveis.

Energia limpa e renovável

Quando fazemos uso de energias fósseis, como o petróleo ou carvão mineral, estamos potencializando a poluição e os seus malefícios para o planeta Terra, o que consequentemente acarreta danos também para o ser humano.

Já a energia limpa e renovável é derivada de recursos naturais que são inesgotáveis, como o vento e a luz solar. Ou seja, estas fontes atendem as necessidades atuais, sem comprometer as futuras gerações. Sendo então, uma potente alternativa à energia tradicional, quando pensamos em preservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida.

Energia Solar

A energia solar é uma potencial fonte de energia limpa e renovável, pois com a quantidade de raios solares recebidos pela Terra podemos obter do sol 10 mil vezes a quantidade de energia que a população mundial precisa para um ano.

Pode ser aproveitada em casas e empresas, além de ser convertida em energia utilizável, usando fotovoltaicos ou coletores solares térmicos. Ao passo que, cada vez é mais valorizada e com pessoas interessadas sobre ela, vem mostrando como de fato é uma forte solução para a natureza e para a economia de dinheiro, visto que este recurso consegue diminuir a conta de energia elétrica dos indivíduos.

A Detronic Energia pode te ajudar a ter na prática todos esses benefícios, entre em contato conosco.

E claro, se você também se preocupa com o planeta em que vive, compartilhe este artigo com alguém. Cada atitude importa, vamos juntos!