Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Vale a pena ter telha fotovoltaica em casa?

Detronic | Postado em 05/05/2023 - Atualizado em 19/06/2023

Vale a pena ter telha fotovoltaica em casa?

A telha fotovoltaica é uma alternativa para quem quer economizar na conta de luz e gerar energia de forma sustentável em casa. Descubra tudo sobre essa tecnologia!

Para quem deseja ter uma casa movida à energia solar, as telhas fotovoltaicas são uma das opções disponíveis no mercado de geração energética. Embora seja uma tecnologia de energia verde, relativamente nova, as telhas fotovoltaicas já estão trazendo resultados práticos para quem as instala em residências comuns.

Neste artigo, explicaremos o que exatamente é uma telha fotovoltaica e como se dá seu funcionamento na prática. Ao final da leitura, você também poderá conferir os principais desafios para realizar o investimento em telhas fotovoltaicas e outras alternativas para a geração de energia solar em casa. Confira e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona a telha fotovoltaica?

As telhas fotovoltaicas são compostas por mini painéis solares que são instalados de maneira semelhante às telhas tradicionais. Os mini painéis captam a luz do sol e a convertem em eletricidade com a ajuda de um inversor solar.

Quando a luz solar atinge as telhas fotovoltaicas, ela é absorvida por células solares, criando um fluxo de corrente elétrica. Essa energia de corrente contínua (CC) é, então, enviada ao seu inversor solar, que a converte em energia de corrente alternada (CA) para suprir a demanda energética da sua casa.

Em alguns casos, a telha fotovoltaica é uma alternativa à instalação de painéis fotovoltaicos. Isso porque os painéis não são adequados para todas as casas, levando muitas pessoas a optarem pelos telhados fotovoltaicos para conseguir gerar energia a partir da luz solar.

Quais são os benefícios?

As tecnologias de geração de energia solar para uso doméstico têm muitas vantagens em geral, principalmente em termos de economia nas despesas com energia e proteção do meio ambiente. Abaixo, listamos os principais benefícios para quem investe em telhas fotovoltaicas.

Design agradável

Esta é uma das vantagens mais fáceis de reparar. Você não terá que cobrir seu telhado com enormes painéis com as telhas fotovoltaicas e, portanto, a nova tecnologia não atrapalhará o estilo da sua casa. Além disso, existem diferentes tipos de telhas para acomodar diferentes estilos de telhado.

Energia limpa

Assim como os painéis solares, as telhas fotovoltaicas são uma alternativa ecológica para alimentar todos os eletrodomésticos da sua casa. A geração de energia pelas telhas fotovoltaicas se dá por uma fonte 100% limpa e sustentável, a luz do sol, que não oferece riscos ao meio ambiente.

Economia na conta de luz

Usando um sistema de telhas fotovoltaicas, você reduz a sua conta de luz, e o excesso de eletricidade ainda pode ser vendido de volta à rede elétrica. Assim, você economiza e ainda lucra exportando a energia que não usa.

Resistência e durabilidade

As telhas fotovoltaicas podem durar décadas. Elas são tão duráveis quanto um telhado convencional, e mesmo ventos com força de furacão não as arrancariam tão facilmente. Em comparação com os painéis fotovoltaicos, as telhas conseguem ser mais resistentes e duráveis diante de condições climáticas extremas.

Quais são as dificuldades de investir em telha fotovoltaica?

Apesar de ser uma tecnologia inovadora para a geração de energia solar, a telha fotovoltaica tem desafios para quem deseja utilizá-la. Então, se você está querendo saber se vale a pena investir nessa tecnologia, precisa conhecer essas dificuldades. A seguir, confira os principais entraves para o investimento em telhas fotovoltaicas.

Alto custo inicial

Para quem está pensando em colocar telhas fotovoltaicas na sua casa, o maior desafio é evidente: por não ser uma tecnologia amplamente produzida no Brasil, há poucos fabricantes e os custos com a compra/instalação de telhas fotovoltaicas são altos.

Não podem ser instaladas em um telhado já existente

As telhas fotovoltaicas não podem ser instaladas em um telhado existente. Elas são adequadas apenas para edifícios recém-construídos ou para quem se sente confortável em substituir todas as telhas convencionais por fotovoltaicas.

Nem todo telhado pode acomodá-las

A instalação de uma telha fotovoltaica só é possível quando há a inclinação e ângulos ideais para ocorrer a captação da luz natural da melhor forma possível. Por não atender às condições ideais para a instalação, muitos telhados não podem receber a tecnologia.

Telha fotovoltaica ou energia solar por assinatura?

Se você está comprometido em gerar energia de forma mais sustentável na sua casa, saiba que as telhas fotovoltaicas não são a única alternativa.

A energia solar por assinatura, por exemplo, é uma opção para quem não quer lidar com todas as desvantagens das telhas fotovoltaicas, mas ainda assim quer gerar energia de forma limpa.

Na energia solar por assinatura, você não precisa ter despesas com a instalação de placas ou telhas fotovoltaicas. Também não precisa ter uma infraestrutura específica para receber a tecnologia na sua casa.

Não precisa se preocupar com absolutamente nada para gerar energia limpa. É uma maneira de utilizar energia solar em residências sem instalar painéis ou telhas fotovoltaicas.

Ao contratar uma empresa de energia solar, você obtém um plano de assinatura tipo Netflix. Pagando uma taxa mensal, a empresa gera a energia limpa em uma usina solar e injeta essa produção na rede de distribuição da sua residência. Ou seja, você recebe a energia limpa em casa da mesma forma de sempre. Bom ou não?

Por que ser um cliente Detronic?

O serviço prestado pela Detronic Energia ajuda a superar um dos principais entraves de quem deseja utilizar a energia solar: a instalação de placas ou telhas fotovoltaicas.

Ao aderir ao plano de assinatura da Detronic, você recebe a energia solar gerada em usinas sem precisar se preocupar com instalação e ainda estará apoiando uma empresa que se preocupa com práticas sustentáveis em um nível mundial.

A Detronic Energia é integrante da maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, a Rede Brasil do Pacto Global, da Nações Unidas (ONU).

Como vimos neste artigo, as telhas fotovoltaicas são uma forma sustentável de geração de energia para residências comuns. Contudo, elas ainda apresentem desvantagens que dificultam sua eficácia ou adequação. Uma alternativa que oferece ainda mais vantagens do que as telhas é a geração de energia solar por assinatura.

Então, se você quer saber mais sobre como sua residência pode se beneficiar da energia solar por assinatura, acesse agora o site da Detronic e entre em contato conosco!