Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

Energia solar em apartamento: veja como funciona e quais os benefícios

Detronic | Postado em 11/01/2023 - Atualizado em 25/10/2023

Energia solar em apartamento: veja como funciona e quais os benefícios

Nos últimos anos, tornou-se muito mais fácil e barato para os proprietários de imóveis usarem a energia solar para alimentar aparelhos eletrônicos e manter seu sistema de iluminação. No entanto, as pessoas que normalmente têm mais dificuldade para utilizar essa forma de gerar energia são os moradores de apartamentos.

A energia solar em apartamento é, de fato, algo que ainda gera muitas dúvidas. Por não possuir seu próprio espaço para a instalação das placas fotovoltaicas, impossibilita para o morador de apartamento aderir à geração de energia solar da maneira clássica.

Mas nem tudo está perdido, pois ainda assim é possível consumir energia solar. Neste artigo, explicaremos como funciona a geração solar em apartamentos e os benefícios de ter um plano de assinatura. Confira e tire suas dúvidas!

Como funciona a energia solar?

Antes de nos aprofundarmos na energia solar em apartamentos e nos principais desafios, veremos o básico sobre como funciona essa fonte de energia limpa.

Em linhas gerais, a energia solar funciona a partir de painéis solares capazes de converter a luz do sol em eletricidade. Eles são instalados em telhados de casas e prédios ou em outros locais amplos e bastante ensolarados. A energia gerada nesses locais pode alimentar aparelhos eletrônicos e a iluminação de imóveis.

Qual o desafio de possuir energia solar em apartamento?

Um dos entraves para utilizar a energia solar em apartamento é a necessidade de investimento na instalação de painéis fotovoltaicos. Além de demandar um capital inicial significativo e requerer profissionais especializados, existe ainda outro problema no caso de quem mora em apartamento: não há uma estrutura disponível para os painéis.

No entanto, muita gente não sabe que é possível utilizar energia solar em residências ou estabelecimentos comerciais sem precisar instalar esses painéis.

Como funciona a energia solar por assinatura?

Outra maneira de usar energia solar é com a adesão à energia solar por assinatura, também conhecida como geração compartilhada.

Na geração de energia solar compartilhada, você não precisa ter uma estrutura para a instalação dos painéis solares, como acontece geralmente, ou de fazer qualquer outra mudança estrutural. O cliente da energia solar por assinatura não precisa sequer mudar sua relação com a rede de eletricidade.

A empresa de energia renovável produz a energia solar fotovoltaica em usinas e injeta essa produção na rede de distribuição, atuando como uma fornecedora de energia. A partir daí, cabe à rede distribuir a energia.

Quem adere ao plano da Detronic não tem alteração na forma de consumo de energia, recebendo a energia em suas residências, apartamentos ou comércios da mesma forma de sempre.

Quais são os benefícios da energia solar por assinatura?

Se você está pensando em reduzir a conta de luz, agora é um ótimo momento para utilizar a energia solar por assinatura. Continue lendo para descobrir mais sobre as vantagens da energia solar por assinatura.

Economia de luz

Comparada à instalação de placas fotovoltaicas, a economia no plano de assinatura é ainda maior porque você não precisa de qualquer investimento inicial de grande porte e você ainda pode economizar até 15% na conta de luz todos os meses.

Não exige mudanças técnicas

Quem adere à geração por plano de assinatura não precisa mudar a forma de consumo de energia. Você recebe a energia em sua residência da mesma forma de sempre.

Acessível para quem mora de aluguel

Não é preciso ser dono do apartamento ou de qualquer outro imóvel para usar a energia solar por assinatura. Mesmo quem mora de aluguel em apartamentos pode usufruir desse modelo de geração energética.

Utilização de energia limpa

Por fim, a geração de energia solar por assinatura pode ser uma ótima maneira de fazer sua parte para ajudar todo o país reduzir o consumo de combustível fóssil. A qualidade do ar provavelmente continuará diminuindo sem uma ação significativa por parte de todos em adotar formas mais limpas de geração de energia.

A energia que você obtém do sol é infinitamente renovável. Ou seja, ao contrário de um combustível como a gasolina de um carro, a energia solar não pode ser esgotada.

Por que escolher a Detronic Energia para começar a utilizar a energia solar por assinatura?

Tem interesse na energia solar por assinatura, mas ainda não conhece a Detronic Energia? Saiba que oferecemos uma forma inovadora de utilizar a energia solar sem instalar painéis na sua residência.

Quer saber mais? A seguir, descubra por que vale a pena aderir ao nosso plano de assinatura para usufruir de uma energia limpa no seu apartamento!

Adesão digital

As etapas de adesão aos planos da Detronic é 100% digital. Você faz tudo pela internet e ainda não precisa enfrentar qualquer burocracia. Além disso, não é necessário usar certificado digital.

Contratação simples e rápida

É muito simples o processo de adesão ao plano de assinatura da Detronic. Você pode começar fazendo uma simulação para descobrir qual o seu desconto. Em seguida, basta fechar negócio. Confira, logo abaixo, as etapas:

  1. No site da Detronic, preencha a ficha com seu nome, e-mail e telefone;
  2. Insira seus dados para fazer a simulação e ver a sua economia mensal e anual;
  3. No próximo passo, complete a sua ficha de cadastro inserindo as informações do titular da conta de luz;
  4. Por fim, anexe uma conta de luz recente no espaço solicitado e o documento de identidade do titular da conta.

 Depois desses passos, você receberá o termo de adesão via e-mail para assinatura digital e já está apto a receber energia limpa e mais barata!

Incentivo à sustentabilidade

A Detronic é uma das integrantes da maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, a Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade é um dos valores cultivados em todas as ações da nossa empresa.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos que você tenha compreendido como funciona a energia solar em apartamento. Sem precisar de uma infraestrutura ou investir na instalação de placas fotovoltaicas, fica muito mais fácil economizar na conta de luz usando energia 100% limpa e renovável, não é?

Então, aproveite para conhecer mais sobre o plano de assinatura da Detronic energia e entre em contato conosco!