Blog

Veja conteúdos mais completos sobre energia solar fotovoltaica

ESG: o que é e por que a sua empresa precisa investir

Detronic | Postado em 08/02/2022 - Atualizado em 25/05/2023

ESG: o que é e por que a sua empresa precisa investir

Entenda o significado dessa sigla e a importância das empresas estarem atentas em ASG (Ambiental, Social e Governança) ou ESG (termo inglês), que pode ser até critério para investimento.

ESG: o que é e por que a sua empresa precisa investir

Afinal, o que é ESG?

ESG é um termo geralmente usado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Isso significa investimentos que são socialmente responsáveis, preocupados com o meio ambiente e com compromisso de governança corporativa. Em outras palavras, ESG fala no investimento em empresas que sigam essas práticas.

E qual sua importância?

Nos últimos tempos, o termo ESG tem ganhado força e visibilidade, graças a um aumento da preocupação do mercado financeiro quando se trata de sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança passaram então a ser consideradas fundamentais nas análises de riscos e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial.

E se você acredita que para uma empresa investir em ESG ela precisa ser grande e ter uma boa representatividade no mercado, não é bem assim.

Independente do porte ou do perfil da empresa, não dá mais para ignorar essas práticas que devem ser aplicadas o mais urgente possível.

Mas na prática, como adotar medidas ESG?

Alguns exemplos de práticas ESG que as empresas podem adotar: controle de emissões de poluentes, uso de fontes de energias limpas e renováveis, descarte correto de resíduos, respeito às condições de trabalho adequadas, segurança no trabalho, políticas de respeito aos direitos das mulheres, transparência e auditoria em seus dados, práticas anticorrupção e muitos outros.

O entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade. No Brasil, fundos ESG captaram R$ 2,5 bilhões em 2020 – mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses. Este levantamento foi feito pela Morningstar e pela Capital Reset.

Uma empresa que está em conformidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles.

ESG e energia solar

O investimento em sustentabilidade e em energia solar caminham lado a lado dentro de uma empresa. Não é à toa que estamos vendo crescer o número de empresários brasileiros que sonham em começar a gerar sua própria energia limpa e renovável.

Visto que, os benefícios dos painéis solares são muito atraentes. Facilidade de instalação, baixo custo de manutenção, redução dos custos com energia e marketing sustentável são vantagens que qualquer empreendedor espera dar à sua marca.

A energia solar também se engaja com o princípio social de ESG. E, assim, seu papel essencial está na estratégia de retomada da economia por sua já confirmada competência para gerar empregos locais de qualidade. Nesse sentido, a fonte solar já representa um terço dos empregos renováveis do planeta, que bateram a marca recente de 11 milhões ao todo.

Você tem interesse em levar energia solar para sua empresa? Você quer fazer parte das práticas ESG? Não perca mais tempo!

A Detronic Energia é especialista no assunto e podemos te ajudar.
Entre em contato agora!