O que é Geração Distribuída

O que é Geração Distribuída?

O que é Geração Distribuída

O que é geração distribuída de energia elétrica?

A geração distribuída, ou GD, de energia elétrica é uma estratégia de geração de energia descentralizada, isto é, utiliza de vários geradores de menor porte em diversos locais, como uma alternativa ao modelo tradicional de geração centralizada, que possui grandes centrais para gerar energia.

Uma de suas características é a proximidade dos geradores com as comunidades de consumidores. O modelo de geração distribuída cresce e se fortalece com o decorrer dos anos, devido a um desenvolvimento das usinas solares.

Vantagens da GD

A geração distribuída tem vantagens dos pontos de vista econômico, ambiental e social. Afinal, promove uma redução nas perdas de energia, uma ampliação nos investimentos de pessoas e empresas, uma expansão da matriz energética no país, energia limpa e uma maior geração de empregos no local.

Como funciona no Brasil

A geração distribuída no Brasil funciona assim: o consumidor-gerador, também conhecido pelo termo “prosumidor”, tem o seu consumo descontado e recebe um crédito em sua conta pelo saldo positivo de energia gerada, não consumida e inserida na rede de distribuição. Sempre que houver esse saldo positivo, o consumidor recebe um crédito em energia (em kWh) na próxima fatura e tem até 60 meses para utilizá-lo.

Os “prosumidores” não podem comercializar a energia gerada em excesso, por geração distribuída, entre eles. A rede elétrica disponível é utilizada como backup quando a energia gerada no local não é suficiente para as necessidades de demanda do “prosumidor”.

A Detronic Energia auxilia você a ter a melhor solução com base nas suas necessidades e recursos.

Entre em contato conosco para obter já essa solução!

Para outras dúvidas sobre o sistema de energia solar, leia aqui.

Detronic Energia